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segunda-feira, 2 de abril de 2012

IPI REDUZIDO LINHA BRANCA E MARRON


Abrindo Aspas

Esta semana o então Ministro da Fazenda, Guido Mantega, prorrogou por mais três semanas a diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para produtos da Linha Branca, que consiste nos seguintes produtos: geladeira, fogão, micro-ondas, tanquinhos. Este incentivo faz parte da política adotada pelo governo federal em estimular o consumo. Segundo Mantega o PIB teve alta de 2,7% no exercício de 2.011 o mesmo avalia que, com os diversos estímulos, mais a queda dos juros pelo Banco Central (BC) e desonerações fiscais, é possível que a economia do País avance a 4% em 2.012. As alíquotas serão de 5% para geladeiras, 10% máquina de lavar, fogões e tanquinhos, serão mantidos a isenção do imposto, os IPI reduzido vai até o final de junho. Outro ponto quem vem a incentivar o consumo é a redução do IPI para luminárias, laminados e revestimentos e móveis que terá  o prazo até final de junho. Para as luminárias, a alíquota baixará de 15% para 5%, para papel de parede, de 20% para 10%; para laminados de 15% para zero e para móveis, de 5% para zero. Quais o benefícios para a economia e o País, tais medidas terá uma manutenção dos empregos e o próprio aumento do numero de vagas pois a demanda deverá crescer neste período...

Caso de sucesso: UM SONHO SOICHIRO HONDA.

Considerado um “visionário” em seu tempo, Soichiro Honda (1906 - 1991) tinha um espírito criativo e persistente, que é retratado nos diversos textos escritos sobre ele. Em certa ocasião ele disse o seguinte: "Eu vivo no presente, para construir o futuro, com a experiência do passado". A frase acima pode ser confirmada na realidade, por alguns acontecimentos de sua vida, servindo de exemplo para nós administradores. De fato, numa forma simples, o passado representa todas as nossas experiências e conhecimentos adquiridos. Nada é desperdiçado. Mesmo os fatos de caráter negativo constroem nossa personalidade e nos tornam mais fortes e preparados. Na época da 2ª guerra mundial, Soichiro Honda começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa. Porém por volta de 1945, suas instalações fabris sofreram bombardeios e um terremoto. Desiludido, vende suas instalações para a Toyota, um de seus clientes. Em 1946, o Japão pós-guerra apresentava sérios problemas de transporte. Combustível racionado e trens lotados pediam novas alternativas para o setor. Então Honda comprou motores usados para geradores, e os adaptou em bicicletas, e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores. A conseqüência da guerra e a sua experiência fabril unem-se para uma nova e lucrativa idéia. Com relação ao presente, Honda afirma: “vivo no presente”. É uma continuidade. O presente é encarado e aproveitado. Dentre as qualidades de Soichiro está a curiosidade; ainda criança ficava observando os motores, impressionado. Este grande interesse por motores foi surgiu durante a apresentação do piloto americano Niles Smith em 1914. Honda tinha visão muito prática e real interesse em aprender.
Também procurava realizar seus projetos. Aos 13 anos já possuía diversas invenções e aos 16 anos, foi para Tókio como aprendiz numa oficina mecânica. Poucos anos depois, voltou para Hammamatsu (cidade em que nasceu) e abriu a sua própria oficina. Valorizava a pesquisa, buscando melhorias para seus empreendimentos. Com 30 anos de idade, Honda decide fabricar anéis para pistões. Mas apesar da sua estrutura com 50 funcionários e sede própria, passou por dificuldades e seus recursos quase acabaram. Após muitas pesquisas e a ajuda de um antigo professor, Honda descobre a aplicação de um novo componente para seus produtos: o silício. Assim, no final de 1937, sua empresa (Tokai Saiki Heavy Industries) passa a fabricar com grande qualidade, gerando novamente alta rentabilidade. Há de se destacar que buscou pesquisar ainda mais os metais e entrou no Instituto de Tecnologia de Hammamatsu. Aproveitou o presente. Usou e administrou de forma inteligente os recursos que possuía. E quanto ao futuro? Honda nos desperta a construí-lo. As ações de Soichiro Honda foram tomadas ora pela contingência, ora pela criatividade, ora pela visão, mas todas construíram seu futuro de sucesso.
Voltando aos primeiros ciclomotores, o sucesso foi tanto que os 500 modelos construídos rapidamente foram vendidos. O próximo passo de Honda foi projetar seu próprio motor (de 50 cc e 0,5 cavalo), que foi igualmente um sucesso. Em 1948 fundava a Honda Motor Company. O primeiro ciclomotor Honda era de 90 cc, chamado de “A”. Na constante busca de maior aprimoramento, após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98 cc, 3 cavalos , chamada muito apropriadamente de "Dream" (sonho). Uso da experiência (nossa e de outros), curiosidade, estudo e pesquisa, visão de futuro e de mercado, persistência, criatividade, entre outras nos indicam caminhos para uma boa administração, tanto da empresa como de nossas próprias vidas. Nossas ações e decisões no tempo é que farão a diferença!

Fonte: Artigos.com

Para refletir
 “Eu sou parte de uma equipe.
Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence.
De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”. (Ayrton Senna)


 Dicas de Mercado

Marketing Pessoal o que é? .
Marketing Pessoal pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.
Dicas para seu Marketing Pessoal:
  1. Não equivocar-se;
  2. Não resistir a discriminação;
  3. Faça uma revolução em você;
  4. Estabelecer valores;
  5. Apresentação Pessoal;
  6. Empatia e Simpatia;
  7. Comunicação e Conteúdo.



Fechando aspas

...Conforme as informações do IDV (Instituto para Desenvolvimento de Varejo), que a prorrogação da redução do IPI e a expansão do beneficio para os setores de laminados, papeis de parede e móveis serão repassados de forma imediata aos consumidores. O instituto sempre foi defensor deste tipo de ação, devido ao grande impacto positivo que ela traz para o consumo de bens duráveis e para a cadeia da economia. Conforme informações repassadas pelo Ministro da Fazenda o governo após esta nova rodada de redução de IPI representará uma renúncia fiscal de R$ 489 milhões. O setor de construção civil não foi contemplado com medidas semelhantes pois já possui um beneficio por regime de isenção fiscal há pouco mais de dois anos. Outro dado importante para nós brasileiros é que o governo estuda outras medidas para estimular a economia, exemplo desonerações da folha de pagamento para vários segmentos da área industrial, entre outras ações que continuam sendo estudadas, mas não foram divulgadas”.

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