Abrindo Aspas
“Esta
semana o então Ministro da Fazenda, Guido Mantega, prorrogou por mais três
semanas a diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para
produtos da Linha Branca, que consiste nos seguintes produtos: geladeira,
fogão, micro-ondas, tanquinhos. Este incentivo faz parte da política adotada
pelo governo federal em estimular o consumo. Segundo Mantega o PIB teve alta de
2,7% no exercício de 2.011 o mesmo avalia que, com os diversos estímulos, mais
a queda dos juros pelo Banco Central (BC) e desonerações fiscais, é possível
que a economia do País avance a 4% em 2.012. As alíquotas serão de 5% para
geladeiras, 10% máquina de lavar, fogões e tanquinhos, serão mantidos a isenção
do imposto, os IPI reduzido vai até o final de junho. Outro ponto quem vem a
incentivar o consumo é a redução do IPI para luminárias, laminados e
revestimentos e móveis que terá o prazo
até final de junho. Para as luminárias, a alíquota baixará de 15% para 5%, para
papel de parede, de 20% para 10%; para laminados de 15% para zero e para
móveis, de 5% para zero. Quais o benefícios para a economia e o País, tais
medidas terá uma manutenção dos empregos e o próprio aumento do numero de vagas
pois a demanda deverá crescer neste período...
Caso de
sucesso: UM SONHO SOICHIRO
HONDA.
Considerado
um “visionário” em seu tempo, Soichiro Honda (1906 - 1991) tinha um espírito
criativo e persistente, que é retratado nos diversos textos escritos sobre ele.
Em certa ocasião ele disse o seguinte: "Eu vivo no presente, para
construir o futuro, com a experiência do passado". A frase acima pode ser
confirmada na realidade, por alguns acontecimentos de sua vida, servindo de
exemplo para nós administradores. De fato, numa forma simples, o passado
representa todas as nossas experiências e conhecimentos adquiridos. Nada é
desperdiçado. Mesmo os fatos de caráter negativo constroem nossa personalidade
e nos tornam mais fortes e preparados. Na época da 2ª guerra mundial, Soichiro
Honda começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa. Porém por volta
de 1945, suas instalações fabris sofreram bombardeios e um terremoto.
Desiludido, vende suas instalações para a Toyota, um de seus clientes. Em 1946,
o Japão pós-guerra apresentava sérios problemas de transporte. Combustível
racionado e trens lotados pediam novas alternativas para o setor. Então Honda
comprou motores usados para geradores, e os adaptou em bicicletas, e logo
estava vendendo os primeiros ciclomotores. A conseqüência da guerra e a
sua experiência fabril unem-se para uma nova e lucrativa idéia. Com relação ao
presente, Honda afirma: “vivo no presente”. É uma continuidade. O presente é
encarado e aproveitado. Dentre as qualidades de Soichiro está a curiosidade;
ainda criança ficava observando os motores, impressionado. Este grande
interesse por motores foi surgiu durante a apresentação do piloto americano
Niles Smith em 1914. Honda tinha visão muito prática e real interesse em
aprender.
Também procurava realizar seus projetos. Aos 13 anos já possuía diversas invenções e aos 16 anos, foi para Tókio como aprendiz numa oficina mecânica. Poucos anos depois, voltou para Hammamatsu (cidade em que nasceu) e abriu a sua própria oficina. Valorizava a pesquisa, buscando melhorias para seus empreendimentos. Com 30 anos de idade, Honda decide fabricar anéis para pistões. Mas apesar da sua estrutura com 50 funcionários e sede própria, passou por dificuldades e seus recursos quase acabaram. Após muitas pesquisas e a ajuda de um antigo professor, Honda descobre a aplicação de um novo componente para seus produtos: o silício. Assim, no final de 1937, sua empresa (Tokai Saiki Heavy Industries) passa a fabricar com grande qualidade, gerando novamente alta rentabilidade. Há de se destacar que buscou pesquisar ainda mais os metais e entrou no Instituto de Tecnologia de Hammamatsu. Aproveitou o presente. Usou e administrou de forma inteligente os recursos que possuía. E quanto ao futuro? Honda nos desperta a construí-lo. As ações de Soichiro Honda foram tomadas ora pela contingência, ora pela criatividade, ora pela visão, mas todas construíram seu futuro de sucesso.
Voltando aos primeiros ciclomotores, o sucesso foi tanto que os 500 modelos construídos rapidamente foram vendidos. O próximo passo de Honda foi projetar seu próprio motor (de 50 cc e 0,5 cavalo), que foi igualmente um sucesso. Em 1948 fundava a Honda Motor Company. O primeiro ciclomotor Honda era de 90 cc, chamado de “A”. Na constante busca de maior aprimoramento, após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98 cc, 3 cavalos , chamada muito apropriadamente de "Dream" (sonho). Uso da experiência (nossa e de outros), curiosidade, estudo e pesquisa, visão de futuro e de mercado, persistência, criatividade, entre outras nos indicam caminhos para uma boa administração, tanto da empresa como de nossas próprias vidas. Nossas ações e decisões no tempo é que farão a diferença!
Também procurava realizar seus projetos. Aos 13 anos já possuía diversas invenções e aos 16 anos, foi para Tókio como aprendiz numa oficina mecânica. Poucos anos depois, voltou para Hammamatsu (cidade em que nasceu) e abriu a sua própria oficina. Valorizava a pesquisa, buscando melhorias para seus empreendimentos. Com 30 anos de idade, Honda decide fabricar anéis para pistões. Mas apesar da sua estrutura com 50 funcionários e sede própria, passou por dificuldades e seus recursos quase acabaram. Após muitas pesquisas e a ajuda de um antigo professor, Honda descobre a aplicação de um novo componente para seus produtos: o silício. Assim, no final de 1937, sua empresa (Tokai Saiki Heavy Industries) passa a fabricar com grande qualidade, gerando novamente alta rentabilidade. Há de se destacar que buscou pesquisar ainda mais os metais e entrou no Instituto de Tecnologia de Hammamatsu. Aproveitou o presente. Usou e administrou de forma inteligente os recursos que possuía. E quanto ao futuro? Honda nos desperta a construí-lo. As ações de Soichiro Honda foram tomadas ora pela contingência, ora pela criatividade, ora pela visão, mas todas construíram seu futuro de sucesso.
Voltando aos primeiros ciclomotores, o sucesso foi tanto que os 500 modelos construídos rapidamente foram vendidos. O próximo passo de Honda foi projetar seu próprio motor (de 50 cc e 0,5 cavalo), que foi igualmente um sucesso. Em 1948 fundava a Honda Motor Company. O primeiro ciclomotor Honda era de 90 cc, chamado de “A”. Na constante busca de maior aprimoramento, após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98 cc, 3 cavalos , chamada muito apropriadamente de "Dream" (sonho). Uso da experiência (nossa e de outros), curiosidade, estudo e pesquisa, visão de futuro e de mercado, persistência, criatividade, entre outras nos indicam caminhos para uma boa administração, tanto da empresa como de nossas próprias vidas. Nossas ações e decisões no tempo é que farão a diferença!
Fonte:
Artigos.com
Para refletir
Então, quando
venço, não sou eu apenas quem vence.
De certa
forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”. (Ayrton
Senna)
Marketing Pessoal o que é? .
Marketing Pessoal pode ser definido como uma
estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos
interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar
visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na
perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.
Dicas para seu Marketing Pessoal:
- Não
equivocar-se;
- Não
resistir a discriminação;
- Faça uma
revolução em você;
- Estabelecer
valores;
- Apresentação
Pessoal;
- Empatia e
Simpatia;
- Comunicação
e Conteúdo.
Fechando aspas
...Conforme as informações do IDV (Instituto para
Desenvolvimento de Varejo), que a prorrogação da redução do IPI e a expansão do
beneficio para os setores de laminados, papeis de parede e móveis serão
repassados de forma imediata aos consumidores. O instituto sempre foi defensor
deste tipo de ação, devido ao grande impacto positivo que ela traz para o
consumo de bens duráveis e para a cadeia da economia. Conforme informações
repassadas pelo Ministro da Fazenda o governo após esta nova rodada de redução
de IPI representará uma renúncia fiscal de R$ 489 milhões. O setor de
construção civil não foi contemplado com medidas semelhantes pois já possui um
beneficio por regime de isenção fiscal há pouco mais de dois anos. Outro dado
importante para nós brasileiros é que o governo estuda outras medidas para
estimular a economia, exemplo desonerações da folha de pagamento para vários
segmentos da área industrial, entre outras ações que continuam sendo estudadas,
mas não foram divulgadas”.
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