Abrindo Aspas
“Começou neste mês na capital federal um debate
entre o ministro das comunicações, Senhor Paulo Bernardo e o presidente do
Banco Central, Senhor Alexandre Tombini, para implantação de um sistema
conhecido internacionalmente como mobile
payment (pagamento móvel) que permite aos usuários de telefonia móvel
realizar pequenos pagamentos. O consumidor deverá efetuar um deposito de um
determinado valor a sua operadora, assim o mesmo poderá efetuar compras de
valores pequenos no varejo, após o comerciante efetivar a compra o mesmo
precisa efetiva a compra eletronicamente, assim o consumidor recebera em seu
celular uma mensagem para confirmação e autorização da transação digitando uma
senha. A operação deste sistema terá as mesmas características de envio de
mensagem de texto o SMS. Para implantação deste projeto estudo estão sendo
realizados para garantir a segurança total deste tipo de operação, a
viabilidade depende de um parecer do Banco Central e do Ministério das
Comunicações, que também estão analisando e avaliando os sistemas tecnológicos
que serão utilizados. Ao varejo cabe dispor de aparelhos para efetuar as
transações. Esta sendo definido se as tarifas do sistema serão arcadas pelas
operadoras de telefonia móvel ou pelos bancos, o ganho esta na expectativa que
tal modalidade seja de custo baixo e tecnologia acessível...
Artigo: Planejamento empresarial: Que desafio é esse?
O planejamento
empresarial refere-se às decisões presentes que tem implicações nos rumos
futuros da empresa. É ferramenta essencial para a empresa que deseja definir o
seu futuro, mobilizar recursos em direção aos propósitos de curto e longo
prazo, assumir o controle do seu destino, enxergar oportunidades, introduzir a
disciplina de pensar a longo prazo, gerar
compromisso e direcionar as atividades dos colaboradores. Definição do negócio
– onde a empresa atua o setor, o produto, os serviços, o cliente que pretende
atingir. A definição do
negócio não pode ser ampla a ponto de não orientar para nada, levando a perda de foco. Ou, no limite, restrita a ponto de não permitir
descobrir o que a organização faz. Análise do ambiente externo – a análise do
setor em que a empresa atua é importante, para isso não podem ficar de fora os
aspectos econômicos, sociais, políticos e tecnológicos. Entender o ciclo de
vida do setor e os fatores-chave de sucesso é fundamental para embasar os
planos futuros. Análise do ambiente da organização – Identificar e compreender
as competências da organização, ou seja, o que a organização faz bem, em que
ela é forte e dificulta a imitação por parte da concorrência. Os seus pontos
frágeis também devem ser identificados e analisados. A partir dessas análises
pode-se partir para a formulação das estratégias, que incluem as seguintes
tarefas:
ü Delimitação da missão – para que a empresa existe; delimita sua atuação dentro do
negócio escolhido.
ü Definição da visão – onde a empresa quer chegar num
prazo definido; a
visão é a explicitação do que se idealiza para a organizaçã
ü Definição de objetivos - são importantes para conferir foco,
mas devem ser detalhados (ou desdobrados) em ações menores para não se perderem
na generalidade para as diferentes áreas da empresa: marketing, finanças,
produção, pessoas etc.
Com tudo isso definido
é hora de colocar para funcionar. É nessa fase que belos planejamentos e
excelentes estratégias vão parar na gaveta. Na implementação é exigido, em
primeiro lugar, comprometimento da direção e da equipe de colaboradores. Para
isso é necessária ampla comunicação e monitoramento de cada etapa, seus
desafios e seus resultados. O alcance de objetivos de curto prazo estimula e
cria clima de confiança no futuro, aumentando a autoconfiança e o
comprometimento das pessoas. Em segundo lugar, é imprescindível a priorização e
mobilização de recursos em prol das estratégias e objetivos definidos. Muitas
vezes esses recursos são escassos e a liderança empresarial carece de
influência, persuasão e persistência, fazendo com que boas estratégias não
saiam do papel.
Fonte: blog Empreendedorismo e
Planejamento.
Dicas de
Mercado
Investir na consolidação da sua marca é essencial
pra conquistara novos espaços e principalmente conquistar clientes. Segue
sugestões de marketing para te ajudar:
1
Escolha bem o seu público-alvo,
e defina suas campanhas;
2
Acerte nos brindes;
3
Divulgue sua marca e publicações
em ações especializadas;
4
Ouça antigos clientes;
5
Acrescente um slogan
na sua assinatura de e-mail.
Para Refletir
O futuro pertence àqueles
que acreditam na beleza de seus sonhos”. Elleanor Roosevelt
Fechando aspas
...O
paradigma a ser quebrado é o temor pelos consumidores em utilizar este tipo de
serviços, apesar da tendência do E-Commerce
a nível global, nós brasileiros ainda não confiamos neste tipo de serviços.
Existe muito avanço e principalmente novas tecnologias surgem a todo instante
na área de telefonia móvel. Esses avanços devem ser inseridos no mercado com
muita cautela, pois existem muitos conflitos entre operadoras e usuários. A
tecnologia ela surge para facilitar a vida, mas vêm juntos os riscos. Cabe a cada
um analisar, se deve utilizar ou não este tipo de serviço”.
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