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sábado, 24 de março de 2012

PAGAMENTO VIA TELEFONIA MÓVEL


Abrindo Aspas

Começou neste mês na capital federal um debate entre o ministro das comunicações, Senhor Paulo Bernardo e o presidente do Banco Central, Senhor Alexandre Tombini, para implantação de um sistema conhecido internacionalmente como mobile payment (pagamento móvel) que permite aos usuários de telefonia móvel realizar pequenos pagamentos. O consumidor deverá efetuar um deposito de um determinado valor a sua operadora, assim o mesmo poderá efetuar compras de valores pequenos no varejo, após o comerciante efetivar a compra o mesmo precisa efetiva a compra eletronicamente, assim o consumidor recebera em seu celular uma mensagem para confirmação e autorização da transação digitando uma senha. A operação deste sistema terá as mesmas características de envio de mensagem de texto o SMS. Para implantação deste projeto estudo estão sendo realizados para garantir a segurança total deste tipo de operação, a viabilidade depende de um parecer do Banco Central e do Ministério das Comunicações, que também estão analisando e avaliando os sistemas tecnológicos que serão utilizados. Ao varejo cabe dispor de aparelhos para efetuar as transações. Esta sendo definido se as tarifas do sistema serão arcadas pelas operadoras de telefonia móvel ou pelos bancos, o ganho esta na expectativa que tal modalidade seja de custo baixo e tecnologia acessível...

Artigo: Planejamento empresarial: Que desafio é esse?

O planejamento empresarial refere-se às decisões presentes que tem implicações nos rumos futuros da empresa. É ferramenta essencial para a empresa que deseja definir o seu futuro, mobilizar recursos em direção aos propósitos de curto e longo prazo, assumir o controle do seu destino, enxergar oportunidades, introduzir a disciplina de pensar a longo prazo,  gerar compromisso e direcionar as atividades dos colaboradores. Definição do negócio – onde a empresa atua o setor, o produto, os serviços, o cliente que pretende atingir.  A definição do negócio não pode ser ampla a ponto de não orientar para nada, levando a perda de foco.  Ou, no limite, restrita a ponto de não permitir descobrir o que a organização faz. Análise do ambiente externo – a análise do setor em que a empresa atua é importante, para isso não podem ficar de fora os aspectos econômicos, sociais, políticos e tecnológicos. Entender o ciclo de vida do setor e os fatores-chave de sucesso é fundamental para embasar os planos futuros. Análise do ambiente da organização – Identificar e compreender as competências da organização, ou seja, o que a organização faz bem, em que ela é forte e dificulta a imitação por parte da concorrência. Os seus pontos frágeis também devem ser identificados e analisados. A partir dessas análises pode-se partir para a formulação das estratégias, que incluem as seguintes tarefas:
ü  Delimitação da missão – para que a empresa existe; delimita sua atuação dentro do negócio escolhido.
ü  Definição da visão – onde a empresa quer chegar num prazo definido; a visão é a explicitação do que se idealiza para a organizaçã
ü  Definição de objetivos - são importantes para conferir foco, mas devem ser detalhados (ou desdobrados) em ações menores para não se perderem na generalidade para as diferentes áreas da empresa: marketing, finanças, produção, pessoas etc.
Com tudo isso definido é hora de colocar para funcionar. É nessa fase que belos planejamentos e excelentes estratégias vão parar na gaveta. Na implementação é exigido, em primeiro lugar, comprometimento da direção e da equipe de colaboradores. Para isso é necessária ampla comunicação e monitoramento de cada etapa, seus desafios e seus resultados. O alcance de objetivos de curto prazo estimula e cria clima de confiança no futuro, aumentando a autoconfiança e o comprometimento das pessoas. Em segundo lugar, é imprescindível a priorização e mobilização de recursos em prol das estratégias e objetivos definidos. Muitas vezes esses recursos são escassos e a liderança empresarial carece de influência, persuasão e persistência, fazendo com que boas estratégias não saiam do papel.
Fonte: blog Empreendedorismo e Planejamento.

Dicas de Mercado

Investir na consolidação da sua marca é essencial pra conquistara novos espaços e principalmente conquistar clientes. Segue sugestões de marketing para te ajudar:
1     Escolha bem o seu público-alvo, e defina suas campanhas;
2     Acerte nos brindes;
3     Divulgue sua marca e publicações em ações especializadas; 
4     Ouça antigos clientes;
5     Acrescente um slogan na sua assinatura de e-mail.

Para Refletir

O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”. Elleanor Roosevelt

Fechando aspas

...O paradigma a ser quebrado é o temor pelos consumidores em utilizar este tipo de serviços, apesar da tendência do E-Commerce a nível global, nós brasileiros ainda não confiamos neste tipo de serviços. Existe muito avanço e principalmente novas tecnologias surgem a todo instante na área de telefonia móvel. Esses avanços devem ser inseridos no mercado com muita cautela, pois existem muitos conflitos entre operadoras e usuários. A tecnologia ela surge para facilitar a vida, mas vêm juntos os riscos. Cabe a cada um analisar, se deve utilizar ou não este tipo de serviço”.

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