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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

OVOS DE CHOCOLATES TERÃO ACRÉSCIMO DE ATÉ 9% NESTA PÁSCOA.

Abrindo Aspas



Vivendo um bom momento a economia brasileira, as principais produtoras de ovos de chocolates estão a todo o vapor tanto na fabricação como para a contração de mão de obra temporária. A páscoa este ano será no dia 8 de abril, é cedo para abordar este assunto, mas além da produção o segmento de vendas também favorece a economia do país, a oferta de vagas de emprego aumenta o trabalho formal e consequentemente a renda familiar, o que faz com que as pessoas destinem mais recursos para o consumo. Diante destes fatos conforme pesquisas realizadas por supermercados e lojas especializadas as principais produtoras de ovos de Páscoa do Brasil estimam aumentos nos preços dos produtos entre 3% a 9% mais caro este ano, comparado com o ano de 2.011, já os fabricantes estão muito otimistas apesar do aumento estão prospectando um crescimento até 28%. Conforme dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados). Segundo a Lacta, que comemora seu centenário neste ano, pretende reajustar seus preços em até 9%. A companhia, fabricante do Bis, Sonha de Valsa, Laka, Ouro Branco e Serenata do Amor, justifica que os reajustes são feitos a cada, dois anos e ainda revela que serão inseridos no mercado 27 milhões de ovos, dado este que será um recorde para empresa, ou seja, serão 2 milhões a mais que o ano passado. Já a Nestlé e Garoto não irão ficar de fora do reajustes de seus preços. Mas com uma pequena vantagem a Nestlé terá uma alíquota entre 4% e 5%, a Garoto próximo aos 4%. As empresas afirmam que o aumento acompanhara o índice oficial de inflação, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A principal argumentação dos fabricantes é devido aos aumentos nos preços das commodities como cacau e elite, além dos reajustes salariais da mão de obra...

Utilidade pública:



PROCON MUNICIPAL DE CANOINHAS – SC.
INFORMATIVO DOS SERVIÇOS REALIZADOS EM 2011.

            1) Considerando que foram formalizadas 875 (oitocentas e setenta e cinco) reclamações sendo atendido consumidores dos seguintes municípios:
            Canoinhas_____________708
            Três Barras____________112
            Major Vieira____________22
            Bela Vista do Toldo______14
            Irineópolis______________13
            Monte Castelo____________5
            Papanduva_______________1.
            2) Informamos também que foram realizados por dia em média de 25 a 30 atendimentos pessoais sejam no balcão por telefone recebimento de fatura por e-mail ou fax procedimentos que não são registrados.
            3) Quanto ao Processo Administrativo de Multas que foram recebidas neste exercício R$ 12.395,94 (doze mil trezentos e noventa e cinco reais e noventa e quatro centavos).
            4) Mencionamos que foram direcionados 83 Processos Administrativos (reclamações referentes aos exercícios 2008, 2009, 2010 e 2011), ao comprimento de determinações legais da Coordenadoria do PROCON de acordo com o artigo 56 e 57 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e, art. 37 inciso I do Decreto Municipal 145/2002 que regulamenta a Lei 3.475 de 30/07/2002, para analise da Assessoria Jurídica Municipal e posterior, Notificação as reclamadas e lançamento em Divida Ativa totalizando 110.600 (cento e dez mil e seiscentas UFIRs) valor de uma UFIR R$ 1, 0641 total R$ 117.689,46 (cento e dezessete mil setecentos e oitenta e nove reais quarenta e seis centavos), procedimento realizado em decorrência de não responderem as reclamações ao PROCON dentro do prazo do recebimento do AR (10 dias) artigo 42 do Decreto 2181de 20 de março de 1997.
            5) Empresas que obtiveram maior número de reclamações:
            1º telefonia tanto fixo como móvel,
            2º Cartão de Credito,
            3º Empréstimos consignados de aposentados,
            4º Financeiras de veículos,
            5º Revenda de automóveis,
            6º Inserção nos órgãos de proteção ao crédito SPC e SERASA indevidamente,
            7º Assistencia Técnica com mais de 30 dias (por falta de componentes de reposição) em que a o direito a opção do consumidor na substituição do produto da mesma espécie ou a restituição do valor pago corrigido,
            8º Compras realizadas pela internet não entregue dentro do prazo e cobrada no cartão.
Canoinhas – SC, 27 de janeiro de 2012.
PROCON Municipal de Canoinhas - SC
Coordenação Giovani Paulo Klempouz.
Fone 4736240919 e 4736240927
proconcanoinhas@hotmail.com

Fechando aspas

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...Discutindo o assunto sobre o acréscimo dos preços dos ovos de chocolates pelas indústrias produtoras, com dois profissionais de compras de supermercados. Para Alisson Jarschel, gerente de compras do Supermercado Bruda, declara que como comprador vê dois lados, um ruim e outro bom. O lado ruim é que os produtos acabam ficando cada vez mais caro e isto gera um paradigma de que “nossa, isto há três anos custava à metade do preço". O lado bom para as empresas é que os valores que são agregados às mercadorias as tornas mais lucrativas. Diante disso Jarschel sugere ao consumidor três caminhos. Primeiro caminho: comprar o produto mesmo com o aumento de preço (considerando a necessidade deste produto); Segundo caminho: não comprar ovos de chocolate; Terceiro caminho: o consumidor na hora da compra troque a marca para um produto similar que não tenha em seu custo um valor agregado.
Conforme o gerente de compras do Supermercado Novo Mundo, Gerson Tokarski, já não bastasse à concorrência natural, nesta data passa a existir outros concorrentes. Isto faz com que adotemos estratégias na hora da compra e principalmente na exposição dos produtos dentro da loja. Tokarski acredita que o fluxo de consumidores não será afetado, mas poderá haver uma retenção ao produto devido aos acréscimos de preços. Fazendo com que os consumidores busquem alternativas.

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