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sexta-feira, 2 de março de 2012

"ESTACIONAMENTO PARA MARIDO" UMA VANTAGEM COMPETITIVA.


Abrindo Aspas

Para os homens o ato de comprar pode ser sinônimo de irritação e estresse. E para as mulheres tal situação está relacionada ao prazer. Pois pensando nestes hábitos que as mulheres têm tanta afinidade, arquitetos estão investindo em áreas ou setores de shopping e lojas para a comodidade dos homens, tornando o ambiente muito mais agradável e atraente para o público masculino. Estes ambientes são denominados como “maridódromos” ou “estacionamento para maridos”. Uma ideia muito interessante e útil, pois quem nunca percebeu um marido, noivo, namorado, amigo ou filho com a expressão de cara amarrada ou braços cruzados aguardando a sua companheira realizar as compras? Estes espaços têm como objetivos tornar a espera do homem pela mulher muito mais agradável, assim para entretê-los, são ofertados: mesa de sinuca, Tv com canal de futebol, chocolates, jornais e revistas esportivas, vídeo game, café, espaço para descansar e dormir, cabeleireiro e um pequeno bar (petiscos, cervejas, água, whisky). Estudos comprovam que os homens são mais objetivos na hora da compra, já as mulheres são mais indecisas, mas no final acabam encontrando o produto que se encaixa com sua necessidade...

Foco no Cliente: A Vitrina, uma das melhores estratégias para a venda!

O comércio varejista, a cada dia que passa se vê obrigado a investir para conquistar o consumidor em potencial e ainda fidelizar aquele que já é cliente. Isso acontece por meio das estratégias de marketing que são trabalhadas, ou mesmo copiadas de outras empresas que usaram determinadas ações. A regra é: Não pode ficar parado! O Visual Merchandising é uma dessas estratégias de marketing, e ele surgiu para fazer com que o lojista se diferencie de seus concorrentes. Mas como se diferenciar? Não cabe aqui explicar sobre técnicas de visual merchandising, mas vale informar que uma maneira simples de trabalha-lo é através das vitrinas das lojas. As vitrinas não são consideradas somente aqueles espaços de vidro que separa o cliente da calçada com a loja. Ela é mais do que isso! É todo o espaço da loja onde se encontram disposições diferenciadas de produtos. Uma maneira de diferenciar esses produtos é saber valorizá-los, seja pela disposição organizada, ou através de uma cenografia com o uso de decoração e com iluminação correta no mesmo espaço, fazendo com que o objeto exposto mereça ser visto e destacado. O uso da decoração, ou cenografia, ou utilização de temas, ajuda a fabricar uma ilusão na mente do consumidor apontando um sonho, um desejo e ao mesmo tempo, informando os produtos que deverão ser consumidos para que esse sonho se realize. Dessa forma, a decoração faz o papel de encantar e criar o desejo pela mercadoria, mas ao mesmo tempo, deve ser coerente com a realidade do seu público alvo, fazendo com que ele se identifique com a loja e seja convidado a consumir o que lhe é oferecido. As diversas maneiras de arrumar os produtos utilizando-se de técnicas, chamamos de composição. Da mesma forma, existem técnicas para o uso das decorações. Para isso, o lojista deve-se manter atualizado com seu público alvo, com a variedade de materiais disponíveis, com as características de seus próprios produtos, e mesmo com as datas comemorativas. Essas datas colaboram, e muito, com os temas e ideias que podem ser trabalhadas a fim de apresentarmos uma vitrina coerente com a ocasião. Quem nunca associou o Natal com o Papai Noel, com pinheiros, com guirlandas, com bolas, com estrelas e mais uma infinidade de itens que podem ser trabalhados? O cuidado é saber dosar tudo isso. Quanto mais repetido for o tema (ou a decoração), mais personalizado é a sua vitrina para a loja. Como exemplo: para o Natal, a decoração pode ser trabalhada somente com estrelas, ou somente com caixas de presentes, ou utilizando-se de 2 ou no máximo 3 temas (ou decorações) para que assim você invista na quantidade e não na variedade de produtos, evitando correr o risco de fazer uma decoração muito chamativa, atrapalhando até mesmo na visualização do produto. Então fica aqui a dica...você não pode ficar parado! Até mesmo a internet é seu concorrente. Invista e encante o seu cliente! Faça o diferente que a recompensa será com as vendas!
Autora: Cristiani Tercia Rossetto Basso
Consultora especializada na área de Marketing, Visual Merchandising e Vitrinismo.
Fone (43) 8823-7740

Dicas de Mercado

Profissional de vendas cinco dicas para o momento da venda:
Abordagem: é seu cartão de visita, surpreenda o cliente, é o memento em que você tem para demonstrar todo o seu potencial. Mas pratique a empatia.
Levantamento das necessidades dos clientes: ouça o que o cliente quer, não sai mostrando o mostruário ou a loja toda, calma o cliente vai te dizer o que procura basta fazer as perguntas certas.
Apresentação do produto: estude seu produto, entenda o que é CBV (Características, benefícios e vantagens), quanto mais conhecimento tiver sobre se produto mais fácil é o processo de vendas.
Contorno de objeções: não tenha medo, se há objeção, é sinal que o cliente quer comprar, identifique as objeções, esclareça para seu cliente e siga em frente. Nesta etapa não omita e nem minta, seja profissional.
Fechamento de vendas: o corpo fala! Se você domina as quatro etapas acima, fique esperto não precisa você finalizar a venda o seu cliente finalizará por você.


Fechando aspas
...Nosso país é um celeiro de empreendedores, ideias como essa tornam as lojas muito mais atraente e principalmente competitivas, mostra ao seu público que esta disposta a fidelizá-lo. Encontrando diferenciais competitivos como esse faz com que o marido não fique no pé da esposa o tempo todo, assim a mulher fica mais a vontade para realizar suas compras, o vendedor ganha mais tempo e consegue agregar mais valor nas compras das suas cientes. Outro fator importante a ressaltar é o marketing boca a boca, pois o companheiro ira indicar a loja para outros amigos “olha, leva a sua esposa na loja X pois tem um lugarzinho especial para você ficar, lá tem TV com canal de futebol, uma cantinho para soneca”.

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