Abrindo Aspas
“Para
os homens o ato de comprar pode ser sinônimo de irritação e estresse. E para as
mulheres tal situação está relacionada ao prazer. Pois pensando nestes hábitos
que as mulheres têm tanta afinidade, arquitetos estão investindo em áreas ou setores
de shopping e lojas para a comodidade dos homens, tornando o ambiente muito
mais agradável e atraente para o público masculino. Estes ambientes são
denominados como “maridódromos” ou “estacionamento para maridos”. Uma ideia
muito interessante e útil, pois quem nunca percebeu um marido, noivo, namorado,
amigo ou filho com a expressão de cara amarrada ou braços cruzados aguardando a
sua companheira realizar as compras? Estes espaços têm como objetivos tornar a
espera do homem pela mulher muito mais agradável, assim para entretê-los, são
ofertados: mesa de sinuca, Tv com canal de futebol, chocolates, jornais e
revistas esportivas, vídeo game, café, espaço para descansar e dormir,
cabeleireiro e um pequeno bar (petiscos, cervejas, água, whisky). Estudos
comprovam que os homens são mais objetivos na hora da compra, já as mulheres são
mais indecisas, mas no final acabam encontrando o produto que se encaixa com
sua necessidade...
Foco no
Cliente: A
Vitrina, uma das melhores estratégias para a venda!
O comércio varejista, a cada
dia que passa se vê obrigado a investir para conquistar o consumidor em
potencial e ainda fidelizar aquele que já é cliente. Isso acontece por meio das
estratégias de marketing que são trabalhadas, ou mesmo copiadas de outras
empresas que usaram determinadas ações. A regra é: Não pode ficar parado! O
Visual Merchandising é uma dessas estratégias de marketing, e ele surgiu para
fazer com que o lojista se diferencie de seus concorrentes. Mas como se
diferenciar? Não cabe aqui explicar sobre técnicas de visual merchandising, mas
vale informar que uma maneira simples de trabalha-lo é através das vitrinas das
lojas. As vitrinas não são consideradas somente aqueles espaços de vidro que
separa o cliente da calçada com a loja. Ela é mais do que isso! É todo o espaço
da loja onde se encontram disposições diferenciadas de produtos. Uma maneira de
diferenciar esses produtos é saber valorizá-los, seja pela disposição
organizada, ou através de uma cenografia com o uso de decoração e com
iluminação correta no mesmo espaço, fazendo com que o objeto exposto mereça ser
visto e destacado. O uso da decoração, ou cenografia, ou utilização de temas,
ajuda a fabricar uma ilusão na mente do consumidor apontando um sonho, um
desejo e ao mesmo tempo, informando os produtos que deverão ser consumidos para
que esse sonho se realize. Dessa forma, a decoração faz o papel de encantar e
criar o desejo pela mercadoria, mas ao mesmo tempo, deve ser coerente com a
realidade do seu público alvo, fazendo com que ele se identifique com a loja e
seja convidado a consumir o que lhe é oferecido. As diversas maneiras de
arrumar os produtos utilizando-se de técnicas, chamamos de composição. Da mesma
forma, existem técnicas para o uso das decorações. Para isso, o lojista deve-se
manter atualizado com seu público alvo, com a variedade de materiais
disponíveis, com as características de seus próprios produtos, e mesmo com as
datas comemorativas. Essas datas colaboram, e muito, com os temas e ideias que
podem ser trabalhadas a fim de apresentarmos uma vitrina coerente com a
ocasião. Quem nunca associou o Natal com o Papai Noel, com pinheiros, com
guirlandas, com bolas, com estrelas e mais uma infinidade de itens que podem
ser trabalhados? O cuidado é saber dosar tudo isso. Quanto mais repetido for o
tema (ou a decoração), mais personalizado é a sua vitrina para a loja. Como
exemplo: para o Natal, a decoração pode ser trabalhada somente com estrelas, ou
somente com caixas de presentes, ou utilizando-se de 2 ou no máximo 3 temas (ou
decorações) para que assim você invista na quantidade e não na variedade de
produtos, evitando correr o risco de fazer uma decoração muito chamativa,
atrapalhando até mesmo na visualização do produto. Então fica aqui a
dica...você não pode ficar parado! Até mesmo a internet é seu concorrente.
Invista e encante o seu cliente! Faça o diferente que a recompensa será com as
vendas!
Autora: Cristiani
Tercia Rossetto Basso
Consultora especializada na área de
Marketing, Visual Merchandising e Vitrinismo.
Fone (43)
8823-7740
Dicas de
Mercado
Profissional
de vendas cinco dicas para o momento da venda:
Abordagem: é
seu cartão de visita, surpreenda o cliente, é o memento em que você tem para
demonstrar todo o seu potencial. Mas pratique a empatia.
Levantamento das
necessidades dos clientes: ouça o que o cliente quer, não sai
mostrando o mostruário ou a loja toda, calma o cliente vai te dizer o que
procura basta fazer as perguntas certas.
Apresentação do produto:
estude seu produto, entenda o que é CBV (Características, benefícios e
vantagens), quanto mais conhecimento tiver sobre se produto mais fácil é o
processo de vendas.
Contorno de objeções: não
tenha medo, se há objeção, é sinal que o cliente quer comprar, identifique as
objeções, esclareça para seu cliente e siga em frente. Nesta etapa não omita e
nem minta, seja profissional.
Fechamento de vendas: o
corpo fala! Se você domina as quatro etapas acima, fique esperto não precisa
você finalizar a venda o seu cliente finalizará por você.
Fechando aspas
...Nosso
país é um celeiro de empreendedores, ideias como essa tornam as lojas muito
mais atraente e principalmente competitivas, mostra ao seu público que esta
disposta a fidelizá-lo. Encontrando diferenciais competitivos como esse faz com
que o marido não fique no pé da esposa o tempo todo, assim a mulher fica mais a
vontade para realizar suas compras, o vendedor ganha mais tempo e consegue agregar mais valor nas compras das suas cientes. Outro
fator importante a ressaltar é o marketing boca a boca, pois o companheiro ira indicar
a loja para outros amigos “olha, leva a sua esposa na loja X pois tem um
lugarzinho especial para você ficar, lá tem TV com canal de futebol, uma
cantinho para soneca”.
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