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quarta-feira, 11 de abril de 2012

QUAL O VALOR DO CLIENTE NAS ORGANIZAÇÕES?


Com o decorrer dos tempos, os clientes estão mudando de hábitos, conceitos e atitudes e a cada dia que passa, fica mais difícil para empresas satisfazerem as vontades e desejos dos mesmos. Apesar do bom atendimento que se busca em oferecer, com simpatia, cordialidade, produtos e serviços de qualidade, os empresários estão abrindo os olhos para as novas tecnologias que o mercado disponibiliza para a gestão do “novo” perfil de cliente. É preciso construir uma comunicação duradoura entre o cliente e a empresa.  Muitas empresas até contratam profissionais específicos, capacitados para atuarem na gestão de “relacionamento” com o cliente.  Com isso ela consegue um valor agregado, podemos dizer que embora não possa ser mensurado, visto ou sentido, acaba trazendo em fim um retorno, lucro para as organizações, não somente no relacionamento com o cliente, mais também modificando os processos operacionais. Essas novas tecnologias estão diretamente ligadas com o marketing, a integração do cliente, com a imagem que ele mesmo faz da organização, faz este elo, que aproxima e traz os resultados esperados. Para fazer um trabalho de relacionamento com o cliente, é necessário primeiramente fazer um estudo, mapear a história de cada cliente, ou cada categoria e identificar com quem se está trabalhando. Saber qual cliente é o chamado Advocate e Inflilt, para que a melhor propaganda que existe seja feita, a chamada boca-boca, saber identificar o cliente fiel, aquele que tem um alto nível de satisfação em relação ao produto ou serviço oferecido e aquele que nunca se satisfaz.  Falar bem ou falar mal de um produto ou serviço causa um forte impacto na consciência de quem escuta, de quem recebe esta informação, por isso a importância de detectar os maus clientes e trabalha-los de forma diferente ou tirá-los da carteira. Isso se resume em avaliar o cliente, quanto ele vale par a organização, quanto é investido nele e quanto ele poderá dar de resultado ou lucro para a mesma.  Esta avaliação é muito complexa, porque pode ser através de dados e informações diretas ou não, mensuráveis ou intangíveis. Com o imediatismo dos dias corridos, não há tempo para dar oportunidade para uma relação mais profunda, no sentido de conhecer os clientes, e usar essa ferramenta para crescer pessoal e profissionalmente. O Life Time Value, o valor atual do cliente, pode ser calculado através do fluxo de lucro e feito comparações entre clientes, projeções de investimentos e até corte dos mesmos, para determinados valores de clientes. Além do LTV, pode ser considerado para a gestão de clientes o valor estratégico dos mesmos, estabelecendo diálogos que possibilite a aproximação e identificação das novas necessidades dos clientes. Aí surgem novos sistemas que possibilitam os gestores registrarem dados, informações relevantes, de uma forma funcional, rápida e precisa, sobre seus clientes. Softwares cada vez mais avançados, com relatórios específicos e ferramentas que cruzam informações e já possibilitam a visualização de um diagnóstico sobre a situação da empresa versus clientes. Um dos mais conhecidos e utilizados sistema nessa área é o CRM (custumer relationship managemente) entre muitas outras novas ferramentas de gestão de clientes. Outra prática mais ousada é o uso do B2B (business to busines electronic commercer),EAI (Enterprise Application Integration), e SCM/ERP II, Business Intelligence e de EIP (Enterprise Information Portal). Com essas ferramentas integradas, as empresas podem chegar ao topo, ao prêmio máximo vamos colocar assim, em relacionamento com o cliente, ou seja, a colaboração do cliente para com a organização.  Essa prática permite integrar clientes, fornecedores e parceiros, a questão da visão estratégica de tecnologias de informações, para que sejam utilizadas com qualidade e segurança, surge um novo mindset, ou seja, uma nova mentalidade em relação aos investimentos em tecnologias e negócios. Assim as organizações que utilizam bem essas novas ferramentas de gestão, acabam tendo uma governança eficaz, com relação ao mercado, as oportunidades e riscos do seu negócio, assim como das tomadas de decisões referentes a treinamentos profissionais e change management, o gerenciamento de mudanças.
Hoje uma estratégia muito utilizada para se aproximar dos clientes, embora esta aproximação não seja “real”, é o uso da internet, um meio que facilita a oferta dos produtos e serviços em grandes quantidades e variedades, verifica-se a demanda, não tem limites de atuação, pode atingir o mercado mundial, não é necessária uma estrutura física grande, para armazenamento, estoques, também um local apropriado para exposição, então se vende os produtos mais antigos e não somente os que estão ao alcance dos olhos dos clientes na loja convencional, tem-se um maior controle logístico, assim melhorando a entrega e fazendo-a dentro do prazo. Esse modelo de comércio aplica-se a teoria da Cauda Longa, e com tudo isso as empresas que atuam no e – commerce conseguem redução de custos e muito mais lucros. O efeito da Cauda Longa só é sentido nas lojas virtuais, porque os usuários podem buscar por nichos de mercado conforme a sua preferencia, e cada produto ou serviço adquirido e executado bem, a satisfação aumenta e o consumo consequentemente também.
Com várias formas e ferramentas de gestão de clientes, cabe às empresas avaliarem a qual seria executável e a qual poderia trazer mais rentabilidade ao seu negócio, mais não devem esquecer que o principal foco é a satisfação do cliente, devem inseri-los de qualquer forma nos processos e investir os seus profissionais que irão atuar nessa área. Os empresários devem conhecer e saber quanto valem os seus clientes, tanto os externos quanto os internos.  Porque embora hoje as máquinas ocupem muitas funções que o homem ocupava, não deve ser esquecido que são pessoas que as criaram, que as adaptaram e que o principal ativo das organizações é o Capital Humano.

AUTORA: Claribel Aparecida Vicente Chagas 

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