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sábado, 14 de abril de 2012

FABRICANTES PROMETEM REDUZIR PREÇOS PARA COMPETIR COM PRODUTOS CHINESES E ALCANÇAR A CLASSE D


Abrindo Aspas

Fabricantes prometem reduzir preços para competir com produtos chineses e alcançar a Classe D. SÃO PAULO — Para ajudar a indústria nacional a se equilibrar o mercado brasileiro do setor de brinquedos, onde a participação dos produtos chineses chegou a 70% em 2011, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) decidiu reduzir os preços de cerca de metade da produção. Segundo Synésio Batista da Costa, presidente da entidade, 52% dos brinquedos nacionais vão custar até R$ 50 para o consumidor. - Pretendemos, nos próximos três anos, estabilizar o mercado e chegar em 70% nacional e 30% importado. A primeira decisão é que 52% de toda a ‘frota’ vão custar até R$ 50. O preço do brinquedo tem que cair ao que era praticado em 2009 e ficar próximo do que custa um produto importado da China ao consumidor. E vamos avançar para alcançar as classes D e E explica o presidente da Abrinq. A indústria brasileira de brinquedos é formada por 523 fábricas, responsáveis pela geração de mais de 25 mil empregos diretos. Neste ano, o faturamento anual da indústria está estimado em R$ 3,8 bilhões, 10% a mais que em 2011. Entre 5 mil brinquedos, selecionamos 4,5 mil, fizemos o ‘remix’ e programamos a redução de preço. Já que a carga tributária não baixa no Brasil, temos que nos adaptar. Precisamos ter fôlego para concorrer com o estado chinês – afirma Costa. Na útlima segunda-feira, começou em São Paulo a Abrin – Feira Brasileira de Brinquedos - com175 expositores, que apresentam lançamentos de brinquedos que variam desde miniaturas a jogos eletrônicos. As novidades lançadas na feira visam a abastecer o varejo durante todo o ano, especialmente nas datas mais importantes para o setor: Dia das Crianças e Natal. Na avaliação de Synésio Batista da Costa, a feira deve movimentar cerca de R$1,2 bilhão, o equivalente a 30% do faturamento anual da indústria nacional de brinquedos...

Artigo: Os 4 “Cs” do Marketing


Assim como existe um Composto mercadológico para o produto ou serviço (4 P´s), também há sua contrapartida, a visão do cliente com relação aos produtos da empresa, chamados de 4 C´s do Marketing, abrangendo o mesmo produto, mas por um ângulo diferente. Ambos são importantes para a empresa, pois refletem dois lados distintos de um mesmo objeto de estudo, mesmo que para muitos não haja essa relação real, um profissional de Marketing sempre deve estar atento aos desejos e necessidades do consumidor, há de se entender o quanto fará diferença em um relacionamento futuro entre esses dois lados do mercado. Os 4 C´s são: Cliente: este é o consumidor, buscando produtos e serviços para que seus desejos ou necessidades sejam supridos da melhor forma possível, é um dos pontos mais relevantes, sem clientes não há consumo, não existem vendas, Pesquisas etc., um profissional de Marketing deve conhecer seu cliente, tratá-lo com respeito e ouví-lo sempre que possível,
seja através de um Canal de telemarketing, por correio eletrônico ou não, SAC, contato direto etc., há várias formas de ouvir seu cliente, basta dar-lhe oportunidade de dizer quais suas impressões sobre os produtos, os pontos que podem ser melhorados mesmo que sejam excelentes e aqueles onde o concorrente irá fortalecer-se ao produzir um produto que foque diretamente os pontos Fracos do seu produto, tentar entender o cliente é um exercício diário, que exige preparo e dedicação, então deve-se deixar sempre aberto um canal para que a Comunicação seja eficaz e eficiente; Conveniência: o cliente sempre irá procurar um ponto de Distribuição do produto que lhe convenha, pode ser o mais próximo de sua residência, o caminho para o trabalho, o de mais fácil acesso, o que possua o melhor atendimento etc., é muito importante que o profissional de Marketing saiba onde, como e quando distribuir seus produtos, um produto que não está nas lojas não pode ser vendido e um serviço em que não há pessoa disponível também, é necessário saber qual é a capacidade de produção, estimar muito bem o Segmento ou nicho de mercado que se pretende atingir, não deixando com que os produtos sobrem após várias pessoas reclamarem que não encontraram já é tarde e ele foi para a concorrência, pois hoje é vital que a Distribuição seja um dos melhores meios para conquistar clientes, toda a Logística envolvida pode dar o diferencial que o cliente procura e na falta do concorrente, é o seu produto que será vendido, pois é o mais conveniente para o cliente naquele momento; Comunicação: não adianta produzir, distribuir sem comunicar, o cliente deve estar ciente da existência do seu produto, da facilidade de acesso que terá ao buscar a compra e que não faltará em suas futuras compras, o cliente pode ler um jornal, revista, na Internet, receber um e-mail, uma mala direta, pode-se usar o telemarketing etc., mas o cliente deve saber que o produto ou serviço existe, quais são as características, onde encontrar, qual o diferencial do produto, as vantagens de comprar desta empresa, o Preço que irá pagar para ter um produto novo no mercado ou similiar ao da concorrência etc., mas além de comunicar deve-se deixar que o produto atenda as expectativas do cliente e seja fruto de compras futuras;
Custo: o cliente não irá pagar muito mais do que sua percepção de Valor poderá sugerir, o
que para a empresa é o Preço, para o cliente é o Custo, o Valor que terá de desembolsar para que adquira o produto ou serviço, para que tudo saia perfeitamente é vital que o profissional de Marketing faça Pesquisas relevantes, saiba quanto o cliente pagaria para adquirir o produto X, quais os benefícios que ele procura em um produto similar, qual é seu Segmento de mercado ou o nicho escolhido, estudar o comportamento do consumidor, qual é a distância que ele poderá ou estará disposto a deslocar-se para comprar, o que faria ele sair da concorrência para comprar da sua empresa etc. Os estudos sobre o cliente ou consumidor devem ser constantes, embasados em dados reais e que tornem possível um contato cada vez mais próximo com o consumidor, deixando sempre a oportunidade para a empresa voltar a ofertar o mesmo produto ou então as novidades do mercado, fidelizando-o com produtos que realmente atendam suas necessidades e desejos, que cumpram o que prometem. O profissional de Marketing deve estar atento à sua empresa e aos clientes que possui, não há motivos para descartar clientes que representem muito do seu faturamento, o maior lucro não deve ser o financeiro, mas sim a fidelização do cliente que renderá uma parceria muito mais sólida ao longo do tempo.
Autor: Rafael Mauricio Menshhein

Dicas de Mercado

Para aqueles que buscam o sucesso profissional é preciso ter DISCIPLINA e DETERMINAÇÃO.
ü  Tenha novos hábitos;
ü  Tenha uma postura profissional;
ü  Qual é o seu alvo;
ü  Priorize metas;
ü  Tenha energia positivas;
ü  Encontre uma postura diferenciada.

 Fechando aspas

 ... Foco nas meninas, neste ano, o setor aposta no público infantil feminino, com 40% dos lançamentos para elas. São mais de 500 dos 1,6 mil brinquedos para as meninas. Elas formam um público mais fiel, mais amável e ficam mais tempo no mundo do brinquedo. E por isso representam 40% do nosso negócio. O menino, aos 9 anos, aproximadamente, já troca o brinquedo por outras atividades. A garota gosta de ver a boneca ou o urso de pelúcia quando chega em casa – diz o presidente da Abrinq

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